Jornadas alquímicas de iniciação feminina pelos caminhos da Sexualidade, da Dança e da Conexão com a Natureza... (Dúnia La Luna)
"A Serpente é o entendimento de todas as coisas e a compreensão da vacuidade d'elas. Seguindo um caminho que não é o de nenhuma ordem nem destino, ela ergue-se á Altura que é a sua origem... Ela é o entendimento de tudo, a fusão dos opostos, do bem e do mal, a da valia da emoção como emoção e da vontade como vontade... " (Fernando Pessoa)



Quem foi Isadora Duncan

Isadora Duncan

Apresentação - Isadoráveis SP
Isadora Duncan nasceu em 1878 em San Francisco, ela foi uma dançarina que revolucionou a cultura do século XX. Era uma defensora ardente do espírito poético.
Ironicamente a grandeza de suas realizações foi tão impressionante quanto às tragédias de sua vida, que tendem a ofuscar nossas mentes de seus tão profundos e atrevidos pensamentos para a época.

Isadora era tanto uma pensadora quanto, poetisa, dotada de um espírito magnificamente sensível. Era uma defensora radical da liberdade de expressão, onde colocava suas idéias com garra e humor.
Para melhor compreender-la, Isadora era uma “filósofa da dança”, uma crítica da sociedade moderna, da cultura, educação e uma conquistadora na luta pelos direitos da mulher. Uma revolucionária social, onde a vivência da poesia, na sua vida, era diária.
Em sua solitária jornada Isadora elevou a dança ao mais alto patamar entre as artes. Rompendo a convencional rigidez e ressuscitando assim o Sagrado na arte de dançar.
Desenvolveu a idéia do movimento livre e natural inspirando-se nas artes da Grécia clássica, em mitologia, danças sociais, danças folclóricas, na própria natureza, assim como também incluiu movimentos do novo atleticismo americano da época como: pular, saltar, lançar, correr...Com túnicas fluídicas, pés descalços e cabelos soltos, restaurou a dança dando-lhe uma nova vitalidade, usando o plexo solar como centro gerador para todos os movimentos.
Sua celebre simplicidade era oceânica - e Isadora ganhou os méritos com a invenção do que mais tarde veio a ser conhecida como Dança Moderna.
(Texto original em inglês de Lori Belilove, (quarta geração de Isadoráveis) - Traduzido por: Dúnia La Luna)
Apresentação grupo SP



Sua dança era uma reverência ao Belo, à Liberdade e ao Divino.
Ela foi uma mulher livre em sua sociedade puritana e castradora, causou espanto por dançar com túnicas gregas transparentes que marcavam o corpo e mostravam as pernas em seu estado natural.
Suas alunas eram na maior parte crianças e essas moravam na casa-escola de Isadora, onde aprendiam a educação baseada nas artes, na natureza e na liberdade.
Era americana, mas tomou a Rússia como sua pátria, foi banida dos Estados Unidos porque dizia ter vergonha de seu país e se declarou Russa.
Ana, Lisa e Irma Duncan


   “... existem três tipos de dançarinos: 1º aqueles que consideram a dança um tipo de treinamento físico feito de arabesques impessoais e graciosos; 2º aqueles que, ao concentrar suas mentes guiam o corpo na direção do ritmo, de uma emoção desejada, expressando sentimentos relembrados. E finalmente há aqueles que convertem o corpo numa fluidez luminosa, rendendo-a a inspiração da alma...” Isadora Duncan

Pesquisa: Dúnia La Luna
Bibliografia Recomendada: Minha Vida (Isadora Duncan)



VIDEO DAS AULAS EM SP:


SAIBA MAIS SOBRE AS AULAS

TRABALHOS DE ISADORA NO MUNDO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo de Artigos